WATTer Skills project

O Projeto Europeu WATTer Skills (Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia no setor da construção e reabilitação), financiado ao abrigo do Programa ERASMUS+, visa desenvolver, implementar e propor um currículo, quadro de qualificação e esquema de acreditação, comuns a toda a Europa, para a formação e desenvolvimento de competências de Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia dos profissionais dos setores da construção e reabilitação urbana de edifícios.

O Projeto

O Projeto WATTer Skills visa desenvolver, implementar e propor um currículo, quadro de qualificação e esquema de acreditação, comuns a toda a Europa, para a formação e desenvolvimento de competências de Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia dos profissionais dos setores da construção e reabilitação urbana de edifícios.

Resultados expectáveis

O WATTer Skills irá produzir 4 entregáveis, nomeadamente um mapa de qualificações a nível Europeu, currículos de formação, um quadro comum de qualificação e um esquema de certificação baseado nos critérios de formação ECVET.

Eventos

O Projeto WATTer Skills vai estar presente na feira de exposições CERSAIE, em Bolonha (Itália), nos dias 26 e 27 de Setembro.

Parceiros e Conselho Consultivo Nacional

ADENE, Agência para a Energia, é uma associação privada, de utilidade pública, sem fins lucrativos, com a missão de desenvolver atividades com interesse público, nas áreas da eficiência energética, incluindo mobilidade e do uso eficiente da água.

FLC

Fundación Laboral de la Construcción, tem a missão de promover uma maior qualificação e educação para a empresas e trabalhadores do setor da construção.

Em Itália, a formação vocacional na área construção é regulamentada pelo Acordo Coletivo de Trabalho Nacional. A FORMEDIL é o órgão central deste sistema, composto pelos parceiros sociais do setor. A FORMEDIL está estruturada sobre uma rede de 103 escolas, com o objetivo de promover e coordenar a formação vocacional, a qualificação e a requalificação, no setor da construção, ao abrigo da SCUOLE EDILI.

O Centro para Poupança e Fontes de Energias Renováveis (CRES) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987 e tutelada pelo Ministério do Ambiente, Energia e Alterações Climáticas. O CRES é, por decreto, o Centro Nacional para a Coordenação das Energias Renováveis, da Utilização Racional de Energia e Poupança Energética, e tem como objetivo principal, a promoção tecnológica nestas áreas, a nível nacional e internacional.