WATTer Skills

Workshop WATTer Skills InfoDay na CERSAIE

Ocorreu durante a CERSAIE, Exposição Internacional de Revestimentos Cerâmicos e Mobiliário de Casa de Banho uma reunião dedicada ao WATTer Skills, em Bologna, Itália, nos dias 26 e 27 de setembro de 2018.

O evento contou com a participação da ADENE, FLC, CRES e FORMEDIL, e incluiu apresentações dos principais objetivos e resultados do WATTer Skills.

A ADENE mostrou as poupanças possíveis em termos de água e energia nos edifícios, alcançáveis devido à implementação de várias soluções, e apresentou uma visão geral do projeto WATTer Skills e o quadro de qualificações para novas competências e trabalhos em eficiência hídrica nos edifícios.

A FLC apresentou o mapa de competências e os indicadores relativos às novas figuras que serão criadas com o projeto: Técnico de Eficiência Hídrica e Especialista de Eficiência Hídrica.

Seguiu-se a apresentação do CRES, que ilustrou o caminho a percorrer em 2019 para o arranque dos cursos de formação piloto, desde a escolha dos participantes aos resultados esperados.

As apresentações do projeto terminaram com a FORMEDIL, que ofereceu uma visão geral do mercado para a instalação de sistemas em edifícios na Itália, para o período 2018-2021.

Após as apresentações, houve uma mesa redonda com especialistas da indústria, do European Bathroom Forum e representantes do Grupo Consultivo Italiano no WATTer Skills, para debater as tendências europeias em relação à eficiência hídrica.

Foram discutidas as possíveis vantagens advindas da utilização de um único rótulo na Europa para o setor das loiças sanitárias e foi mostrado como a sustentabilidade se tornou o ponto focal do setor cerâmico, como isso mudou os produtos e a produção no setor e quais os resultados alcançados.

O InfoDay terminou com a apresentação dos resultados finais do projeto europeu Co.Tutor.